sexta-feira, 17 de junho de 2011

ANSIEDADE Quando se torna um transtorno.

O que é Ansiedade?
É um estado afetivo cartacterizado por um sentimento de insegurança, incerteza e pelo receio, podendo ter consequencia nos sintomas físicos e psicológicos. Pode se tornar uma enfermidade que tem como característica predominante a pertubação psicológica que afeta seu humor, sua condição física, mental e principalmente, seu comportamento.

Quais são os sintomas característicos?
OBS: Quando à sintomatologia geral, pode variar de pessoa para pessoa, sendo estes os sintomas mais comuns:

SINTOMAS FÍSICOS
Palpitações; náuseas e diarréia; vertigens e tonturas; cansaço exagerado; sudorese, mãos frias e úmidas; falta de ar ou sensação de fôlego curto; tensão ou dor  muscular sem causas detectadas.

SINTOMAS PSICOLÓGICOS:
Insônia; peocupação excessiva; resposta exagerada à surpresa; perda de concentração e memória; Inquietação, impaciência e irritabilidade; diminuição do desejo sexual: frigidez na mulher e disfunção erétil ou ejaculação precoce no homem; comprometimento da interpretação da realidade.

Causas da Ansiedade

Fatores Psicológicos:  1. Pertubações e Traumas ocorridos durante o Desenvolvimento e a Formação a Personaldade caracterizam um quadro propicio para o surgimento de enfermidade. 2. Exposição a circustancias traumáticas que são persistentemente revividas em recordações, sonhos ou até fazem parte do cotidiano do indivíduo.

Fator Genético: predisposição de desenvolvimento da doença em pessoas que possuem pai ou mãe com o distúrbio (hereditariedade).

Fator Sócio-cultural: o meio  a que o indivíduo é submetido (violencia, economia instável e as características atuais do traballho) é decisivo para o desenvolvimento da Ansidedade.

Quem tem mais chance de ter Ansiedade?
  • Crianças que foram submetidas a algum trauma psicológico;
  • Crianças carentes de bem estar (emocional, familiar, etc);
  • Filhos (as) de pais com este distúbio;
  • Pessoas muito preocupadas com o futuro;
  • Pessoas com conflitos interpessoais ou intra-psíquicos;
  • Pessoas com dificuldades em lidar com fatos novos ou situações desconhecidas;
  • Pacientes diagnosticados com doenças potencialmente mortas.
E quem não se trata?

A demora para o tratamento leva a muitos prejuizos individuais (organicos e psicológicos) e as DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS surgem como a pricipal consequencias dos reajustes dos processos psicológicos do indivíduo.

A curto prazo, a ANSIEDADE gera um estado de tensão costante e insegurança que afeta nossa vida social e nossos relacionamentos.

A longo prazo, a ANSIEDADE que se torna crônica,  causa o "esgotamento" que acaba levando à manifestações de  DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS  como enxaqueca, gastrite, fibromialgia, diabetes tipo 2, disfunções sexuais, menstruais, respiratórias, endócrinas, cardiovasculares,etc. Você sabia?

Diagnóstico:

Como não existe um exame laboratorial específico para o diagnóstico da Ansiedade é fundamental a avaliação de um especialista em Saúde Mental ( proficional psicológo e/ou psiquiatra).

Tratamento:

  • Psicoterapia: com objetivo de tratar sintomas psicológicos existentes e doenças psicossomáticos, além de corrigir padrões de comportamento de uma personalidade saudável.

  • Homeotapia e Alopatia é capaz de proporcionar o controle da ansiedade.
  • Massagem, seus efeitos no organismo, corpo e mente são desde sempre o toque que revelou ser um aspecto muito importante para o ser humano. O toque perceptivo, o toque afectivo, o toque curativo, todos eles envolvendo sempre emoções e sentimentos, até mesmo os mais simples como por exemplo perceber uma textura através do tacto, ou esfregar com as mãos uma zona do corpo acabada de magoar e com isso Massoterapia trabalha na melhora desse estado de Ansiedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário