sábado, 30 de abril de 2011

ALERGIA e ..........

ALERGIA


30 milhões de Brasileiros – 1 em cada 5 – sofrem de doenças alérgicas.

Uma em cada 11 visitas médicas deve-se a uma doença alérgica.

Qem é alergia?

_ Fatores genéticos, se dos pais for alérgicos, há chances de que um, a cada três filhos, sejam alérgicos;

_ Influências hormonais, infecções, tabagismo, e outras como alergia ao pólen e problemas de asma brônquica;

_Exposição a um alérgeno (proteína estranha que provoca alergia encontrada no Pólen de gramado e de árvores);

_Poeira, mofo e excrementos animais, fezes do ácaro (em tapetes, carpetes, colchões, estofarias) que reproduz a temperaturas superiores a 15ºC e umidade relativa mínima de 50 %;

Como se processa a alergia?

_Três componentes da alergia: 1ºmastócitos que contém mediadores químicos como histamina; 2º IgE (anticorpo) componente básico do sistema imunológico; 3º alérgeno, desencadeiam a reação alérgica.

O encontro do IgE com um alérgeno provoca a liberação de grânulos (contém histamina e outros químico) do citoplasma de um mastócito. Estas substâncias liberadas interagem com os tecidos produzindo os sintomas de alergia.

O pólen é levado pelo vento com grande quantidade excessiva. Devido a isso as pessoas acabam respirando os grãos do pólen que paira no ar. Quando um grão penetra os poros interno da cavidade nasal, as enzimas liberadas pelo Pólen penetram pela mucosa nasal, sensitizando a pessoa e causando o começo da produção de anticorpos IgE são necessários de duas a cinco estações de exposição ao alérgeno para que a pessoa produza suficiente IgE para resultar em sintomas de alergia (o corpo está conduzindo a uma importante resposta do sistema imunológico em combate ao Pólen, poeira, mofo e proteína animal.

Ainda que o mastócito não apresentasse grânulos secrecionais em seu citoplasma, era uma célula viva e em boa saúde. No período de 6 a 24 horas subsequente, todos os grânulos desaparecidos foram reconstituídos. Após a liberação da histamina de seus grânulos, um mastócitos pode voltar a produzir efeitos maléficos à pessoa no dia seguinte quando esta volta a respirar Pólen.

Há uma contagem que revelou 28 agentes químicos liberados pelos mastócitos que podem ser vistos como orquestradores das respostas alérgicas. A reação depende de agir ou liberar (Ex.ª: no nariz: rinite; no peito: asma ou tosse; na pele: eczema ou irritação; no intestino: alergia alimentar ou diarreia e no cérebro: enxaqueca.

Lembre-se: em reações hipersensibilidade imediata (que evolui rapidamente dentro de 15 minutos) e tardia (produz inflamação, vermelhão, inchaço e quente, levando a uma reação mais prolongada podendo durar até um mês devido a uma única exposição). Resposta: asma crônica, rinite, eczema e irritações da pele.

Como são diagnosticadas?

_ Por meio de teste de pele, reproduz reações vividas pelos alérgicos no nariz ou pulmões.

_ Por meio de testes sanguíneos que identificam a presença de anticorpos IgE, através de amostra de sangue. Sem experiência.



 

Um comentário:

Sil Estética e Bem Estar disse...

Perguntas ou comentários, ok?

Postar um comentário